domingo, 14 de outubro de 2012

"MATOGROSSO & MATHIAS"




Matogrosso & Mathias são uma dupla sertaneja do Brasil originária dos anos 70. A dupla sertaneja Matogrosso & Mathias iniciou sua trajetória originalmente com João Batista Bernardo (Matogrosso) e Anísio Roberto de Carvalho. Isaac Júnior compôs a dupla no lugar de Anísio, como Mathias. Atualmente, quem faz a primeira voz e entrou no lugar de Isaac é o músico Rafael Belchior. Matogrosso & Mathias tem a alcunha de “a mais romântica do Brasil”. A dupla é reconhecida por difundir a música sertaneja em uma época que os “caipiras” ainda estavam à margem da imprensa no Brasil, abrindo caminho para vários artistas do mesmo gênero de muito sucesso hoje. Entre os hits de sua extensa carreira, destacam-se “Pele de Maçã”, “Tentei te Esquecer”, "Idas e Voltas", "Memórias", "24 horas de Amor", "Frente a Frente", "Sábado", “De Igual pra Igual” e "Pedaço de minha vida", que deu à dupla, ainda na década de 1970, seu primeiro disco de ouro. A dupla gravou ao longo da carreira 17 discos pela gravadora Continental.

  Anos 70: o início

 Dirigindo-se a São Paulo para trabalhar e gostando muito de música, começaram a freqüentar locais onde se reuniam pessoas para cantar e tocar. A dupla se conheceu no Largo do Paissandu, no centro de São Paulo, no início dos anos 1970, e começaram a ensaiar músicas da dupla Belmonte e Amaraí. Passaram a se apresentar em churrascarias e casas noturnas. No ano de 1976, gravaram seu primeiro disco pela gravadora Continental/Chantecler, no qual destacava-se a composição "O Matuto". Na mesma década conseguiram seu primeiro disco de ouro.

  Anos 80 e 90: mudança de estilo

 Em 1985 lançaram o LP "Mulher", sendo a composição "De igual Pra igual", de Roberta Miranda e Matogrosso, uma das primeiras músicas do repertório sertanejo a conseguir espaço em rádios FM, inicialmente no Nordeste, espalhando-se, posteriormente, para a região Sudeste. Em seus discos foram gradualmente deixando de lado o sertanejo mais tradicional, de raiz, com viola e sanfona, pelo gênero mais romântico, com acompanhamento de guitarra e bateria. Seus maiores sucessos foram, entre outros, "Pedaço de minha vida", "Na hora do adeus", "24 Horas de amor", "Sábado", "Idas e voltas" e "Frente a frente". Em 1986 fizeram sucesso com a música "Eu te preciso", de Mário Maranhão, Tivas e Matogrosso, e "Objeto de Prazer", de Fátima Leão e Matogrosso. Em 1990 fizeram sucesso com a música "Ponto de Chegada", de Joel Marques e Macaraí, e "Na Hora do Adeus", de Chico Roque e Carlos Colla. Até essa ocasião, haviam gravado 13 LPs pela Continental com 2 milhões de discos vendidos. Em 1991, a dupla separou-se, com Mathias cantando durante um ano com Milionário, da dupla Milionário e José Rico, com quem gravou um CD em 1992. Matogrosso por sua vez, seguiu carreira solo e gravou dois discos pela EMI, em 1992 e 1993. Voltam a se reunir novamente em 1994, quando gravaram novo LP, com composições de Elias Muniz, Zezé di Camargo, Mário Maranhão, Tivas, Carlos Randall, Carreirito, Joel Marques e Cesar Augusto. Fizeram também, uma homenagem ao violeiro Tião Carreiro, com a música "Cabelo Loiro", de sua autoria. Em 1996, tornaram a separar-se, com Mathias afastando-se da vida artística, indo morar em Bauru, no interior de São Paulo. Matogrosso por sua vez, novamente seguiu carreira solo e gravou o terceiro disco pela EMI, em 1997. O retorno da dupla ocorreu em 1998, sem que os dois planejassem tal volta. O prefeito da cidade mineira de Rio Novo queria um show da dupla de qualquer maneira e eles não se opuseram à idéia. Os anúncios e faixas da apresentação atraíram a atenção da Prefeitura de Andrelândia, na mesma região. Como era época de campanha política, foram contratados por um candidato para realizar 30 apresentações.

  Recomeço

 Em 1999, gravaram novo CD, com repertório variado, incluindo dois pagodes sertanejos, ao estilo de Tião Carreiro, composições de Elias Muniz e de Fernando Mendes, além de um pagode-romântico, intitulado "Te quero mais". Destaque também para a canção "Pele de Maçã", de Cecílio Nena e Lalo Prado. Em 2003, fizeram sucesso com a música "Tentei Te Esquecer", que fez parte da trilha sonora da novela "Celebridade", da TV Globo. Em 2004, entre outros eventos, a dupla esteve no programa "Viola, Minha Viola" apresentado por Inezita Barroso na TV Cultura de São Paulo; na 14ª Julifest, na cidade de Itabirito, MG; na 18ª Festa de peão boiadeiro de Americana, SP e, na festa de natal na cidade de Campo Bom, RS Também em 2004, gravam o 20° disco da carreira, juntamente com o Primeiro DVD, contendo Grandes Sucessos que marcaram sua trajetória. Gravado na casa noturna Vila Country em São Paulo, e trazendo convidados muito especiais, como: Joaquim e Manuel, Cezar e Paulinho, Luiz Cláudio e Giuliano, Bento e Mamão e Isaac. Eles mantém o hábito de se alternar entre primeira e segunda voz. O grave de Matogrosso é contraponto perfeito para o agudo de Mathias.

  Com Isaac Jr

 Em 2006 a dupla comemorou 30 anos de carreira e inicia uma nova fase. Entra em cena um novo Mathias, o cantor Isaac Jr, sobrinho de Matogrosso, em substituição ao Mathias original, que atualmente compõe a dupla Mattão & Mathias. A dupla lançou seu primeiro disco pela EMI, Um Século Sem Ti, produzido pelo maestro A. Zaccarias e por Matogrosso. No álbum, quatorze grandes canções, sendo treze inéditas. A única releitura é “Aos trancos e barrancos”, de Edinho da Mata e Matogrosso, gravada originalmente por João Paulo & Daniel no início de carreira.

  Com Rafael Belchior

 Em um momento novo, a dupla Matogrosso & Mathias renova mais uma vez, agora Mathias trata-se de Rafael Belchior, que é fã e filho de um grande amigo de Matogrosso.
"Se Nos Amamos" é a nova música desta formação.

  Discografia

1976 O Matuto - Matogrosso & Mathias
1978 Pedaço de Minha Vida - Matogrosso & Mathias
1978 Volume 3 - Matogrosso & Mathias
1979 Volume 4 - Matogrosso & Mathias
1980 Volume 5 - Matogrosso & Mathias
1981 O Homem da Sua Vida - Matogrosso & Mathias
1982 Volume 7 - Matogrosso & Mathias
1984 24 Horas de Amor - Matogrosso & Mathias
1985 Mulher - Matogrosso & Mathias
1986 Canto de Paz - Matogrosso & Mathias
1987 Magia - Matogrosso & Mathias
1988 Volume 12 - Matogrosso & Mathias
1990 Ponto de Chegada - Matogrosso & Mathias
1991 Volume 14 - Matogrosso & Mathias
1994 Dona do Meu Sentimento - Matogrosso & Mathias
1998 Volume 16 - Ao Vivo - Matogrosso & Mathias
1999 Pele de Maçã - Matogrosso & Mathias
2001 25 Anos - Acústico - Matogrosso & Mathias
2003 Mistério - Matogrosso & Mathias
2004 Matogrosso & Mathias - Ao Vivo Convida
2006 Um Século Sem Ti - Matogrosso & Mathias
2011 Duas Gerações - Matogrosso & Mathias

  DVD

 2004 Matogrosso & Mathias - Ao Vivo Convida






terça-feira, 4 de setembro de 2012

"RICK & RENNER"


Rick e Renner foi uma dupla sertaneja do Brasil, uma parceria que durou 23 anos, formada no ano de 1987, e que permaneceu em atividade até o dia 8 de dezembro de 2010, quando foi anunciada o final da parceria.
Rick é o nome artístico de Geraldo Antônio de Carvalho
(Monte do Carmo, TO, 5 de dezembro de 1966), enquanto Renner é o nome artístico de Ivair dos Reis Gonçalves (Patos de Minas, MG, 19 de novembro de 1971).
A dupla, lançou 2 DVDs, 16 CDs, realizaram mais de 15.000 apresentações e venderam mais de 10 milhões de discos. Em 25 anos de dupla se apresentaram para um público estimado em 225 milhões de pessoas, com uma média de 15 mil pessoas por show.
Rick e Renner movimentaram mais de 300 milhões de reais com seus shows,
assim, se consagrando como uma das maiores duplas da história da música sertaneja.
Rick pegou gosto pela música através de seu pai. No início de sua carreira teve muita dificuldade em se acertar com um parceiro. E foi assim, passando de parceiro em parceiro até que, quando foi fazer um show em Brasília ligou para uma casa noturna solicitando um equipamento emprestado e enquanto aguardava na linha ouviu o Renner cantando nesta casa e quis conhecê-lo. Foram 8 anos fazendo shows até a gravação do primeiro CD em 92 (lançado no mercado em 93). Todos os CDs foram produzidos por Manoel Nenzinho Pinto, que hoje, além de produtor também é empresário da dupla. São mais de 20 anos de parceria. Em 1987, iniciam seus trabalhos como Rick e Renner. Em um de seus shows, são assistidos por Zezé di Camargo e Luciano e estes os levam a uma gravadora, a Continental East West, gravadora que hoje pertence a multinacional Warner Music Brasil, onde trabalham atualmente. A gravadora é a mesma desde o primeiro CD. Muitos anos na estrada, uma carreira com 16 CDs e 3 DVDs.
A dupla já vendeu mais de 7 milhões de discos.
Em 2010 a dupla "Rick & Renner" lançaram pela gravadora Som Livre a coletânea
"Rick & Renner – Nossa História" reunindo 3 CDs com os maiores sucessos da dupla como “Ela é demais”, “Muleca”, “Cara de pau”, “Filha”,
“Nóis Tropica, mas não cai” e "Enrosca, enrosca".

Acidente

O acidente aconteceu por volta das 9h da manhã do dia 20 de agosto de 2001, na rodovia estadual Luís de Queirós (SP-304) - que liga Americana a Piracicaba, na altura do km 144. Ivair dos Reis Gonçalves, o cantor Renner estava a caminho de Piracicaba para fazer divulgação do trabalho da dupla em rádios do interior e iria se encontrar com Rick, que já estava na cidade. Segundo a Polícia Rodoviária Federal, o carro dirigido pelo cantor, uma BMW 328i , fez uma ultrapassagem atravessando o canteiro central da pista e bateu numa moto que vinha no sentido oposto, matando duas pessoas. Os dois ocupantes da moto, Eveline Soares Rossi, de 31 anos, e Luís Antonio Nunes Acetto, de 35, morreram na hora. Renner e o secretário foram internados no Hospital Municipal de Santa Bárbara d'Oeste. Renner quebrou alguns dentes e sofreu pequenas fraturas.

Condenação

Renner foi considerado culpado pelo acidente, sendo indiciado por homicídio culposo (não intencional), mas a pena de 2 anos e 8 meses de prisão foi convertida em 2.000 salários mínimos (R$ 1.020.000,00 pelo valor de hoje) a família das vítimas e prestação de serviços comunitários.
A decisão disponibilizada no site do STJ - Superior Tribunal da Justiça, na sexta-feira (30 de abril de 2010), põe fim ao embate judicial travado desde 2002 entre a família de Luis Antonio Nunes Aceto e o cantor Renner (da dupla Rick e Renner).
A decisão confirma a sentença de primeira instância que condenou o cantor a pagamento de indenização de danos materiais e morais em patamares muito relevantes'.
Renner foi condenado a pagar 2 mil salários mínimos acrescidos de 1% de juros ao mês.
'O desfecho do processo, além de ser uma resposta à família da vítima, juridicamente é uma inovação do Judiciário quanto ao patamar de fixação de indenização por morte violenta por imprudência no trânsito. Levando em consideração a violência do acidente, a exposição pública do luto e sofrimento da família e, ainda, a conduta do cantor após o acidente, a indenização foi fixada em valor quatro vezes maior do que o teto estabelecido pela jurisprudência até então vigente nos Tribunais'.
Após a perícia, ficou constatado que no momento do impacto, o carro que era conduzido pelo cantor estava numa velocidade de quase 160km/h. 'Embora já tenha sido intimado para o pagamento, o cantor ainda não se manifestou sobre a possibilidade de cumprir espontaneamente a decisão.

O Fim

Desde o começo do ano de 2010 correram boatos de que a dupla poderia se separar, isso ocorreu por vários motivos, desde o lançamento de um trabalho paralelo de Rick com seu filho Victor e também pela candidatura de Renner ao senado de Goiás.
O fim culminou nas ausências de Renner nos eventos de divulgação do novo trabalho ironicamente intitulado "Happy End", que contou com a ilustre participação de Frejat na canção que dá nome ao álbum. A divulgação oficial da separação foi feita no dia 1º de janeiro de 2011 no último show da dupla que aconteceu em Gaspar, Santa Catarina. Após o lançamento do 16º álbum da carreira e depois de 25 anos de parceria,
chega ao fim uma das duplas mais queridas da música sertaneja.
Poucos dias após o anúncio do fim da dupla, Rick adotou o nome artístico Rick Sollo, assinou com a Talismã Recors e lançou três novas músicas na internet.
Renner também continuou no sertanejo, com o nome artístico Renner Reis contrariando a informação de que ele se tornou um cantor gospel.

Discografia

1993 - Rick & Renner Vol. 1
1994 - Rick & Renner Vol. 2
1995 - Rick & Renner Vol. 3
1997 - Rick & Renner Vol. 4
1998 - Mil Vezes Cantarei
1999 - Instante Mágico
2000 - Seguir em Frente
2001 - É Dez, é Cem, é Mil
2002 - Só Pensando em Você
2003 - Acústico - 10 anos de Sucesso
2004 - Só Nós Dois
2005 - Rick & Renner - E Você - Ao Vivo
2006 - Bom de Dança
2007 - Coisa de Deus
2008 - Passe o Tempo que Passar
2009 - Tudo de Bom (Disco duplo)
2010 - Happy End

Coletâneas

2001 - Rick & Renner - Os Gigantes
2006 - Rick & Renner - Warner 30 Anos
2007 - Rick & Renner - Nova Série
2008 - Super 3: Rick & Renner - BOX 3 CDs
2008 - Rick & Renner - Essencial
2010 - Rick & Renner - Nossa história

DVDs

2003 - Acústico - 10 anos de Sucesso
2005 - Rick & Renner - E Você - Ao Vivo


domingo, 8 de julho de 2012

"TEODORO & SAMPAIO"


Teodoro & Sampaio é uma dupla sertaneja brasileira com repertório de temas variados, indo desde o romantismo de "Vestido de seda", passando por "Anna Júlia"
(do grupo de rock Los Hermanos) além de músicas que retratam situações
bem humoradas do universo masculino brasileiro.
Dupla que vem abalando as estruturas da música sertaneja, sempre inovando e se adaptando a todos os públicos. Teodoro e Sampaio que começaram em 1980 e hoje são tidos como um dos maiores fenômenos em vendas de CDs e DVD’s.
Tocando desde 1980, possuem 20 discos de Ouro e 4 discos de Platina, sendo um deles duplo, Teodoro e Sampaio a dupla sertaneja, que mais faz o povo tirar o pé do chão, não se deixando abalar pelo tempo e suas mudanças souberam se adaptar ao novo mundo sertanejo; podendo ser considerados ícones da boa e querida música sertaneja.
Quem nunca ouviu um dos vários sucessos de Teodoro e Sampaio que contagiou o Brasil? A dupla se adapta a qualquer tipo de público, não importa se jovem, adulto,
criança ou idoso, o sucesso tomou conta das rádios e TVs do Brasil.
O trabalho no estilo Teodoro e Sampaio ao longo desses anos é personalizado com uma identidade ímpar, que mescla o romantismo com brincadeiras de duplo sentido,
nunca faltando os ritmos dançantes e animados.
Em 2008 contabilizam mais 2 grandes álbuns intitulados: Quem vai mandar no mundo é a mulher e Amigos do Teodoro e Sampaio, dois novos trabalhos que são tidos como grandes sucessos no Brasil, e internacionamente pelos admiradores da boa música sertaneja. Agora em 2009 lançam mais um álbum de sucesso intitulado Pitoco,
com destaque para a faixa-título do cd.

Discografia


1981 – Na garupa da egua
1982 – Guarda Roupa Maldito
1985 – Vestido de Seda
1986 – Casaco Verde
1988 – sexo no vagao
1990 – Banho de Amor
1992 – Quando a Saudade vira vontade de fazer coco
1993 – Espora Do Amor
1995 – Amando Escondido
1996 – O Gavião
1997 – Cheirinho De Mulher
1998 – Viola em Noite De Lua
1999 – A Gostosona
2000 – Bão Também
2000 – Nova Série
2000 – Sucessos de Ouro
2001 – Vírus da Paixão
2002 – O Garrafão
2002 – Mulher De Peão - Ao Vivo
2003 – Mulher Chorona - Ao Vivo
2003 – Tudo de Bão
2004 – Raízes Sertanejas
2004 – Ao Vivo Convida
2005 – Anna Júlia
2005 – Feito pra Dançar
2006 – Cuidado Com O Casamento
2008 – Quem Vai Mandar no Mundo É a Mulher
2008 – Amigos dos amigos a.d.a
2008 – Pitoco
2011 - 30 Anos Ao Vivo




domingo, 22 de abril de 2012

"GILBERTO & GILMAR"



Gilberto e Gilmar nasceram na cidade de Rinópolis, região de Tupã, no interior do Estado São Paulo. Ainda crianças, mudaram com a família para a capital paulista. Na época, Gilberto tinha nove anos e Gilmar oito. A paixão pela música motivou esses irmãos a formarem dupla na infância; ganhando o incentivo do pai Sr. Joaquim Gomes de Almeida. A primeira apresentação em público de “Gilberto & Gilmar” foi em um concurso de violeiros promovido pela Rádio Oswaldo Cruz, no interior do Estado.
Morando na capital paulista, conseguiram o primeiro lugar em um concurso promovido pela Rádio Clube de Santo André. Iniciaram a carreira participando como calouros do programa de Silvio Santos, em 1969, na antiga emissora Tv Paulista, hoje Rede Globo. No ano seguinte, foram convidados pela dupla “Tonico & Tinoco” para fazer parte da gravação do disco “26 anos de Glória”. Nesse disco, Gilberto & Gilmar gravaram duas músicas e também fizeram o papel de Tonico & Tinoco quando eram crianças. Na época, faziam apresentações em circo cantando e dramas, ou seja, teatro mambembe. Em 1981, Gilberto que fazia 2ª voz passou a fazer 1ª voz da dupla, e assim, logo gravaram o disco “Assino com X” que foi sucesso em todo o Brasil, onde a dupla recebeu o primeiro disco de ouro. Hoje, entre discos e cd´s, a dupla “Gilberto & Gilmar” tem 26 lançamentos, ao longo da carreira receberam quatro discos de platina e cinco de ouro. Por ter uma carreira cheia de sucesso que a dupla “Gilberto & Gilmar” foi, e é, uma das duplas mais importantes para a música sertaneja; fazendo parte da inovação e da evolução deste gênero. Hoje a dupla viaja com sua equipe e banda “Capa de Revista”, fazendo shows pelo país. Entre os maiores sucessos de Gilberto & Gilmar estão: Assino com X; Música da Saudade; Só mais uma vez, Maria Tchá Tchá Tchá; Nóis Não Vive Sem Muié; Quebrando Tudo, Capa de Revista e diversas outras músicas de seu repertório. O mais recente lançamento intitulado: “ UMA VEZ MAIS” A música que vem se destacando nas emissoras de rádios traz o título “CADA BURACO UM SUSTO”, – é a promessa da continuidade de mais um sucesso na carreira desses dois irmãos “Gilberto & Gilmar” Acesse o site oficial: www.gilbertoegilmar.com.br através dele, todos seus fãs e admiradores terão informações sobre agenda de shows e espetáculos da dupla, seus próximos lançamentos, discografia, letras de maiores sucessos, e a novidade o vídeo clips da música “CADA BURACO UM SUSTO” em desenho animado Gilberto & Gilmar são uma dupla de cantores de Música Sertaneja do Brasil. Começaram a carreira ainda meninos , compondo uma dupla mirim, a exemplo de Chitãozinho & Xororó. Entre seus grandes sucessos estão "capa de revista", "assino com x", "música da saudade", "nóis não vive sem muié" e "vamo quebrá tudo".


 

sexta-feira, 16 de março de 2012

"LOURENÇO & LOURIVAL"


Lourenço & Lourival, os irmãos Arlindo e Antonio, são uma dupla de cantores de música sertaneja do Brasil nascidos na região de Ribeirão Preto, interior de São Paulo.
Lourenço e Lourival são filhos de lavradores, e portanto, trabalharam na lavoura desde cedo, porém, sempre sonhando com a vida artística.
Logo cedo começaram a se apresentar em rádio de Ribeirão Preto.
Após, se mudaram para a capital paulista, e depois de muita luta em rádio de São Paulo, foram contratados para gravarem seu 1º LP.
Muito pouco tempo após, foram para a Rádio Bandeirantes, e depois, para a Rádio Nacional, onde demonstravam seu trabalho.
Lourenço e Lourival, na Rádio Record, onde trabalhavam Zé Bétio e José Russo,
eram apresentados com "as vozes de cristal".
Entre os inúmeros sucessos emplacados por Lourenço & Lourival, estão "Se ainda existe amor", "Canga do tempo", "A caneta e a enxada", "Menina da aldeia", "Armadilha do destino", "Velha porteira", "A cruz que carrego", "Meu reino encantado",
"O telefone", "Anel de noivado", "Como eu chorei", "Franguinho na panela" ...




Discografia

1966 - Moreninha do Convento
1967 - Lourenço & Lourival (1967)
1969 - Destino de Caboclo
1971 - Anel de noivado
1973 - Minha vida por teu amor
1974 - Solidão
1975 - Dama da noite
1975 - Não maltrate meu coração
1977 - A cruz que carrego
1977 - Os grandes sucessos de Lourenço e Lourival
1978 - Novo Caminho
1978 - Lembranças Que O Tempo
1979 - Cartaz
1979 - Lembranças que o tempo não apaga
1980 - Condenado Por Amor
1981 - Velocimetro do Amor
1982 - Meu Passarinho
1983 - Luz Vermelha
1984 - Leão Ferido
1985 - Lourenço e Lourival - 25 anos
1986 - Dama da Mansão
1988 - Minha vez
1996 - 20 preferidas
1997 - Dose dupla - vol. 2
1997 - Os três boiadeiros japoneses
1998 - Terra molhada
2000 - Pérolas
2001 - Amor distante
2001 - Eu preciso de você
2002 - Franguinho na panela
2005 - Caipira de coração
2008 - Raizes do Campo
2011 - Amor Incondicional

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

"ZÉ FORTUNA & PITANGUEIRA"


Os irmãos José Fortuna (Itápolis, 2 de outubro de 1923 — São Paulo, 10 de novembro de 1983) e Elclides Fortuna (Itápolis, 1928), conhecidos como: Zé Fortuna & Pitangueira, foram uma dupla de cantores de música sertaneja raiz do Brasil.
Zé Fortuna foi cantor, compositor, autor teatral e ator. Começou a compor ainda criança, quando acompanhava o pai em andanças pela lavoura, escrevendo versos no chão de terra com um pedaço de madeira. Com 11 anos de idade compôs "Quinze a sete", numa homenagem a seu time de futebol.
Em 1947, José Fortuna e Elclides Fortuna, criaram a dupla Zé Fortuna e Pitangueira. No mesmo período, mudaram-se para São Paulo onde conheceram o acordeonista Juventus Merenda. Os três formaram então um trio no qual Merenda ficou pouco tempo. Em 1948, conheceram o acordeonista Coqueirinho, formando com ele o trio "Os Maracanãs". Apresentaram-se no mesmo ano na Rádio Record de São Paulo.
Em 1953, a acordeonista Rosinha substituiu Coqueirinho, e Os Maracanãs passou a atuar com sucesso no programa "Terra, sempre terra", na Rádio Piratininga em São Paulo. Em 1956, gravaram o cateretê "O selo de sangue", de Zé Fortuna e Pitangueira, e um de seus maiores sucessos. Em 1957, emplacaram outro sucesso com a valsa "Lenda da valsa dos noivos", de Zé Fortuna e Pitangueira. Em 1958, passaram a atuar na Rádio Bandeirantes. Em 1962, foram para a Rádio Tupi. Em fins dos anos 1950, passou a fazer parte do trio o acordeonista Zé do Fole, em lugar de Rosinha, dando assim forma definitiva ao trio "Os Maracanãs" até a sua dissolução, em 1973.
Gravaram cerca de 40 LPs e diversos discos em 78 rotações.A maior parte das gravações do trio eram composições dos irmãos José Fortuna e Pitangueira.
José Fortuna faleceu em 10 de novembro de 1983, vítima de doença de Chagas. Suas composições eram gravadas por grandes nomes da música sertaneja raiz como: Tonico & Tinoco, Mococa & Paraíso, Teixeirinha, Liu e Léu, etc. Suas composições foram também regravadas por inúmeros intérpretes da Fina Flor da MPB, entre os quais, Maria Bethania, Gal Costa, Caetano Veloso, Nara Leão e Ângela Maria. E o autor brasileiro com o maior número de músicas gravadas, deixou em 40 anos de carreira cerca de 2500 composições, destas 900 músicas inéditas; além de 42 dramas teatrais.

Discografia

1956 - 78 rotações - O Beijo da morte / O Selo de sangue
1957 - 78 rotações - Pecado sublime / Dois destinos
1957 - 78 rotações - Voz de criança / Vestido branco
1957 - 78 rotações - Coração de homem / O punhal da vingança
1957 - 78 rotações - As duas irmãs / O homem d'água
1957 - 78 rotações - Lenda da valsa dos noivos / Triste noivado
1959 - 78 rotações - Crime de amor / Casinha de ouro
1959 - 78 rotações - Três batidas na porteira / Corre-corre
1959 - 78 rotações - Paineira véia / Cena real
1959 - 78 rotações - Pode contá / Mãos que falam
1959 - 78 rotações - Fui eu / A cruz da salvação
1959 - 78 rotações - Crime de amor / Casinha de ouro
1960 - 78 rotações - Tá espiando / Pulga malvada
1960 - 78 rotações - Por que? / O tango do adeus
1960 - 78 rotações - Bem-te-vi / Bonequinha viva
1961 - 78 rotações - Noite azul / Valsa da separação
1961 - 78 rotações - Orquestra em família / Buquê de flor
1961 - 78 rotações - Retalhos de amor / Divina pecadora
1961 - 78 rotações - Rainha do campo / Beijo inocente
1962 - 78 rotações - A roseira da fonte / Rosa do mato
1962 - 78 rotações - Lembrança / Céu sem estrelas
1962 - 78 rotações - Cavalo branco / Mundo Louco
1962 - 78 rotações - Flor do baile / Pobre destino
1962 - 78 rotações - Pequeno mundo / Conversa vai
1962 - 78 rotações - Moça gorda / Vestidinho de anjo
1963 - 78 rotações - Justiça de um filho / Moda dos defeitos
1963 - 78 rotações - Folha seca / Tem muita diferença
1968 - Long-Play - O Sol e a Lua
1977 - Long-Play - Pequeno mundo
1978 - Long-Play - Sonho de corintiano
1978 - Long-Play - Lembranças
1979 - Long-Play - Os Maracanãs
1979 - Long-Play - Melhor
1980 - Long-Play - Zé Fortuna e Pitangueira

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

"GIAN & GIOVANI"


Gian e Giovani são uma dupla sertaneja brasileira formada pelo irmãos Aparecido dos Reis Morais, o Gian (Claraval, 20 de janeiro de 1967) e Marcelo dos Reis Morais,
o Giovani (Franca, 24 de agosto de 1970).
Tudo começou em Franca, no interior de São Paulo, quando os irmãos Aparecido,
Arnaldo e Marcelo, ainda pequenos já tinham como brinquedo preferido um violão, por sinal tocavam escondido do pai. Sr. Francisco escondia o violão em cima do armário já que o instrumento era uma preciosidade.
A brincadeira foi ficando séria, e logo Sr. Francisco percebeu o talento dos filhos. Já nessa época Aparecido revelou-se autodidata (conseguindo tocar várias músicas só de ouvir uma única vez). Foi quando seu Francisco resolveu incentivá-los a formar o primeiro trio infantil da região: O trio Sereno, Sereninho e Gauchinho.
E em pouco tempo já estavam fazendo apresentações ao vivo em bares e restaurantes.
Ao assistir uma apresentação da dupla um comerciante decidiu ajudar os cantores.
Com o passar do tempo Arnaldo deixou o trio e seguiu seu próprio caminho.
Com essa mudança foi preciso criar um novo nome para os cantores.
Foi quando o padrinho dos meninos sugeriu Gian e Giovani,
aceito na hora pelos os afilhados.
Com muita expectativa e esperança o próximo passo seria gravar um disco.
Mas antes de alcançar este feito Gian e Giovani teriam que trabalhar muito e recebiam o apoio dos moradores de Franca que compareceram fielmente a todas as apresentações da dupla. Decidiram então organizar uma grande festa na cidade para juntar
dinheiro e produzir o primeiro tape.
Como era para arrecadar verba para gravar então os ingressos foram um pouco mais caros, mas mesmo assim se esgotaram. Mesmo com sucesso da festa, o dinheiro não foi suficiente e Gian e Giovani tiveram que vender o carro que possuíam, uma Caravan.
O tape foi gravado e apresentado a Paulo Rocco na época diretor da extinta Continetal. No dia 11 de novembro de 1988 o grande sonho foi alcançado.
O primeiro Lp de Gian e Giovani foi lançado.
Sr. Francisco conta que até chorou ao ouvir pela primeira vez a música dos filhos no rádio. Giovani conta: "A primeira grande viagem e o primeiro show não dá para esquecer, foi em Porto Alegre na noite anterior não conseguimos dormir
tínhamos medo de dar vexame na hora 'H'".
O primeiro grande sucesso da dupla foi "Amante Anônimo" em seguida emplacaram com "Espuma da Cerveja", "Você em minha vida" e muitos outros sucessos.
Já no segundo LP, Gian e Giovani alcançaram 400.000 cópias.
A música "Nem dormindo consigo te esquecer" ganhou vários troféus.
A dupla definitivamente alcançou a consagração nacional.
Em 2010 a dupla Gian e Giovani teve uma das suas maiores alegrias, que foi Gravar o DVD Emoçoes sertanejas ao lado do Rei Roberto Carlos e de artistas como Chitaozinho e Xororó, Bruno e Marrone, Zezé Dicamargo e Luciano entre outros, e em seguida Giovani desfilou pela escola de Samba Beija Flor que Homenageavam o Rei Roberto Carlos.




Discografia

1988 - Vol. 01 (Amante Anônimo)
1990 - Vol. 02 (Nem Dormindo Consigo Te Esquecer)
1992 - Vol. 03 (Olha Amor)
1993 - Vol. 04 (Sai Dessa Coração)
1995 - Vol. 05 (Depois Do Adeus)
1996 - Vol. 06 (Um, Dois, Três)
1997 - Vol. 07 (Eu Busco Uma Estrela)
1998 - Vol. 08 (Meu Brasil)
1999 - Vol. 09 (Ao Vivo Duplo)
2000 - Vol. 10 (Aperte O Play)
2001 - Vol. 11 (Dois Corações)
2002 - Vol. 12 (Tatuagem)
2003 - Vol. 13 (Na Batida Do Seu Coração)
2004 - Vol. 14 (Acústico Ao Vivo)
2006 - Vol. 15 (Te Amo)
2007 - Vol. 16 (Uma História De Sucesso)
2009 - Vol. 17 (Gian e Giovani)